PERFIL PROFISSIONAL
MANICURA-PEDICURA (M/F)
ÁREA DE ACTIVIDADE - SERVIÇOS PESSOAIS E À COMUNIDADE
OBJECTIVO GLOBAL - Executar cuidados estéticos das mãos, dos pés e das unhas em salões de cabeleireiro, institutos de beleza e estabelecimentos similares.
SAÍDA(S) PROFISSIONAL(IS) - Manicura-Pedicura (M/F)
- Manicura (M/F)
- Pedicura (M/F)
ACTIVIDADES
1. Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento do serviço, controlando os stocks e requisitando os produtos e equipamentos necessários.
2. Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos, utensílios e espaços do serviço:
2.1. Lavar, desinfectar e esterilizar os instrumentos utilizados, controlando o seu estado de conservação;
2.2. Efectuar a limpeza e arrumação dos espaços e equipamentos;
2.3. Preparar as condições ambientais, nomeadamente, luminosidade, temperatura e humidade dos espaços, de acordo com as exigências do serviço a prestar.
3. Atender clientes e aconselhá-los sobre o tipo de cuidado estético a efectuar:
3.1. Acolher os clientes, recolhendo informações sobre o serviço pretendido, instalando-os e preenchendo ficha de dados pessoais;
3.2. Examinar as zonas da pele e unhas a cuidar, utilizando processos adequados de análise e diagnóstico, por forma a adequar os cuidados estéticos a prestar;
3.3. Prestar informações sobre o tipo de cuidados estéticos realizados e as diferentes técnicas utilizadas, sugerindo aqueles que mais se adequam a cada cliente;
3.4. Indicar cuidados a seguir e produtos de cosmética a utilizar como forma de prevenir e/ou corrigir determinadas alterações diagnosticadas.
4. Preparar o serviço de acordo com o tipo de cuidado estético a prestar:
4.1.Seleccionar os equipamentos, os utensílios e os produtos a utilizar em função das características da pele e unhas a cuidar;
4.2. Preparar a pele e as unhas, procedendo à sua limpeza e amaciamento por forma a facilitar a remoção de cutículas e calosidades.
5. Efectuar o embelezamento de unhas, tendo em conta as suas características e eventuais alterações e patologias existentes:
5.1. Cortar, limar, desbastar e polir as unhas e massajar, remover e repelir as cutículas, utilizando, nomeadamente tesouras, limas, polidores, alicates, removedores e repelidores de cutículas;
5.2. Executar a pintura das unhas, aplicando com pincel, base de verniz, verniz e secante pretendidos;
5.3. Executar embelezamentos específicos de unhas, nomeadamente, aplicação de unhas postiças, correcção e escultura de unhas e pinturas artísticas.
6. Proceder a cuidados estéticos da pele das mãos, tendo em conta as características da pele e eventuais alterações e patologias existentes:
6.1. Executar limpezas de pele e tratamentos de pele desidratada e desvitalizada das mãos, efectuando esfoliações e aplicando máscaras, parafinas e outros envolvimentos;
6.2. Executar massagens das mãos, adoptando manobras de massagem específicas, nomeadamente, activantes, relaxantes e drenantes.
7. Proceder a cuidados estéticos da pele dos pés, tendo em conta as características da pele e eventuais alterações e patologias existentes:
7.1. Executar o tratamento de calosidades e espessamentos, raspando e lixando com utensílios apropriados as zonas da pele a cuidar;
7.2. Executar limpezas de pele e tratamentos de pele desidratada e desvitalizada dos pés, efectuando esfoliações e aplicando máscaras, parafinas e outros envolvimentos;
7.3. Executar massagens dos pés, adoptando manobras de massagem específicas, nomeadamente, activantes, relaxantes e drenantes.
8. Facturar os serviços prestados e os produtos cosméticos comercializados, efectuando os cálculos necessários e cobrando a despesa aos clientes.
9. Atender e resolver reclamações de clientes tendo em conta a necessidade de assegurar um bom clima relacional.
COMPETÊNCIAS
SABERES
1. Língua portuguesa.
2. Língua inglesa ou francesa (utilização de vocabulário técnico específico).
3. Legislação da actividade profissional.
4. Comunicação e relações interpessoais.
5. Ergonomia, segurança e higiene.
6. Gestão e aprovisionamento de produtos e equipamentos.
7. Noções de Marketing e vendas.
8. Noções de Anatomia e Fisiologia – estrutura e funções do braço, mão e unhas.
9. Noções de Anatomia e Fisiologia – estrutura e funções da perna, pé e unhas.
10. Noções de Dermocosmética – alterações e patologias da mão.
11. Noções de Dermocosmética - alterações e patologias do pé.
12. Tecnologia dos produtos de cosmética aplicados aos cuidados estéticos das mãos.
13. Tecnologia dos produtos de cosmética aplicados aos cuidados estéticos dos pés.
14. Tipologia e processos de embelezamento de unhas.
15. Cuidados estéticos da pele das mãos.
16. Cuidados estéticos da pele dos pés.
17. Princípios de funcionamento, utilização e conservação dos equipamentos e utensílios de manicura.
18. Princípios de funcionamento, utilização e conservação dos equipamentos e utensílios de pedicura.
19. Noções básicas de Facturação.
SABERES-FAZER
1. Identificar necessidades de reposição de produtos e utensílios e aplicar os procedimentos adequados à sua requisição.
2. Utilizar as técnicas e os produtos adequados a manter as condições de limpeza e de utilização dos equipamentos, utensílios e espaços, com respeito pelas normas de conservação e de higiene.
3. Adequar as condições ambientais e físicas do local de trabalho às características do serviço a prestar.
4. Caracterizar e reconhecer os diversos tipos e estados da pele e das unhas.
5. Caracterizar e reconhecer alterações e patologias da pele e das unhas com incidência nos cuidados estéticos das mãos.
6. Caracterizar e reconhecer alterações e patologias da pele e das unhas com incidência nos cuidados estéticos dos pés.
7. Identificar e caracterizar os processos e as técnicas de cuidados estéticos das mãos e seleccioná-los em função das características do cliente.
8. Identificar e caracterizar os processos e as técnicas de cuidados estéticos dos pés e seleccioná-los em função das características do cliente.
9. Identificar e seleccionar os equipamentos, os utensílios e os produtos de acordo com o tipo de cuidado estético a prestar.
10. Utilizar os equipamentos e os utensílios de manicura e aplicar os produtos específicos de acordo com o tipo de cuidado estético a prestar.
11. Utilizar os equipamentos e os utensílios de pedicura e aplicar os produtos específicos de acordo com o tipo de cuidado estético a prestar.
12. Aplicar os processos e as técnicas de embelezamento de unhas.
13. Aplicar os processos e as técnicas de cuidados estéticos da pele das mãos.
14. Aplicar os processos e as técnicas de cuidados estéticos da pele dos pés.
15. Aplicar as operações de cálculo numérico adequadas na determinação do montante da despesa a cobrar.
16. Utilizar técnicas de marketing e vendas dos serviços e produtos.
17. Exprimir-se oralmente de forma a facilitar a comunicação com os clientes.
SABERES-SER
1. Facilitar o relacionamento interpessoal com os clientes, com vista à criação de um clima de empatia.
2. Estimular os outros na adopção de cuidados estéticos específicos.
3. Decidir sobre as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações de clientes.
4. Organizar o posto de trabalho e interagir com os outros de forma a permitir responder às solicitações do serviço.
ACTIVIDADES E COMPETÊNCIAS ASSOCIADAS ÀS SAÍDAS PROFISSIONAIS
Manicura (M/F)
· Actividades: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9.
· Competências:
- Saberes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 12, 14, 15, 17 e 19.
- Saberes-Fazer: 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9, 10, 12, 13, 15, 16 e 17.
- Saberes-Ser: 1, 2, 3 e 4.
Pedicura (M/F)
· Actividades: 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8 e 9.
· Competências:
- Saberes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 11, 13, 14, 16, 18 e 19.
- Saberes-Fazer: 1, 2, 3, 4, 6, 8, 9, 11, 12, 14, 15, 16 e 17.
- Saberes-Ser: 1, 2, 3 e 4.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL - ÁREAS TEMÁTICAS
DOMÍNIO SÓCIO-CULTURAL
· Inglês ou Francês no contexto da actividade profissional
· Iniciação à informática na óptica do utilizador
· Desenvolvimento pessoal, profissional e social
· Legislação laboral e da actividade profissional
DOMÍNIO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO
Tronco Comum
· Ergonomia, segurança e higiene
· Gestão de produtos e equipamentos
· Técnicas de comunicação e de atendimento
· Técnicas de marketing e vendas
· Técnicas de embelezamento de unhas
· Técnicas de correcção e escultura de unhas e aplicação de unhas postiças
Tronco Específico - Manicura
· Anatomia e Fisiologia - estrutura e funções do braço, mão e unhas
· Dermocosmética - alterações e patologias da mão
· Cosmetologia aplicada a mãos e unhas
· Técnicas de cuidados estéticos da pele das mãos
Tronco Específico - Pedicura
· Anatomia e Fisiologia - estrutura e funções da perna, pé e unhas
· Dermocosmética - alterações e patologias do pé
· Cosmetologia aplicada a pés e unhas
· Técnicas de cuidados estéticos da pele dos pés
Obs. Os cursos de formação profissional nesta área devem integrar uma componente teórica e uma componente prática, a desenvolver em contexto de formação e em contexto real de trabalho.
NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO - 2
MANICURA-PEDICURA (M/F)
ÁREA DE ACTIVIDADE - SERVIÇOS PESSOAIS E À COMUNIDADE
OBJECTIVO GLOBAL - Executar cuidados estéticos das mãos, dos pés e das unhas em salões de cabeleireiro, institutos de beleza e estabelecimentos similares.
SAÍDA(S) PROFISSIONAL(IS) - Manicura-Pedicura (M/F)
- Manicura (M/F)
- Pedicura (M/F)
ACTIVIDADES
1. Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento do serviço, controlando os stocks e requisitando os produtos e equipamentos necessários.
2. Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos, utensílios e espaços do serviço:
2.1. Lavar, desinfectar e esterilizar os instrumentos utilizados, controlando o seu estado de conservação;
2.2. Efectuar a limpeza e arrumação dos espaços e equipamentos;
2.3. Preparar as condições ambientais, nomeadamente, luminosidade, temperatura e humidade dos espaços, de acordo com as exigências do serviço a prestar.
3. Atender clientes e aconselhá-los sobre o tipo de cuidado estético a efectuar:
3.1. Acolher os clientes, recolhendo informações sobre o serviço pretendido, instalando-os e preenchendo ficha de dados pessoais;
3.2. Examinar as zonas da pele e unhas a cuidar, utilizando processos adequados de análise e diagnóstico, por forma a adequar os cuidados estéticos a prestar;
3.3. Prestar informações sobre o tipo de cuidados estéticos realizados e as diferentes técnicas utilizadas, sugerindo aqueles que mais se adequam a cada cliente;
3.4. Indicar cuidados a seguir e produtos de cosmética a utilizar como forma de prevenir e/ou corrigir determinadas alterações diagnosticadas.
4. Preparar o serviço de acordo com o tipo de cuidado estético a prestar:
4.1.Seleccionar os equipamentos, os utensílios e os produtos a utilizar em função das características da pele e unhas a cuidar;
4.2. Preparar a pele e as unhas, procedendo à sua limpeza e amaciamento por forma a facilitar a remoção de cutículas e calosidades.
5. Efectuar o embelezamento de unhas, tendo em conta as suas características e eventuais alterações e patologias existentes:
5.1. Cortar, limar, desbastar e polir as unhas e massajar, remover e repelir as cutículas, utilizando, nomeadamente tesouras, limas, polidores, alicates, removedores e repelidores de cutículas;
5.2. Executar a pintura das unhas, aplicando com pincel, base de verniz, verniz e secante pretendidos;
5.3. Executar embelezamentos específicos de unhas, nomeadamente, aplicação de unhas postiças, correcção e escultura de unhas e pinturas artísticas.
6. Proceder a cuidados estéticos da pele das mãos, tendo em conta as características da pele e eventuais alterações e patologias existentes:
6.1. Executar limpezas de pele e tratamentos de pele desidratada e desvitalizada das mãos, efectuando esfoliações e aplicando máscaras, parafinas e outros envolvimentos;
6.2. Executar massagens das mãos, adoptando manobras de massagem específicas, nomeadamente, activantes, relaxantes e drenantes.
7. Proceder a cuidados estéticos da pele dos pés, tendo em conta as características da pele e eventuais alterações e patologias existentes:
7.1. Executar o tratamento de calosidades e espessamentos, raspando e lixando com utensílios apropriados as zonas da pele a cuidar;
7.2. Executar limpezas de pele e tratamentos de pele desidratada e desvitalizada dos pés, efectuando esfoliações e aplicando máscaras, parafinas e outros envolvimentos;
7.3. Executar massagens dos pés, adoptando manobras de massagem específicas, nomeadamente, activantes, relaxantes e drenantes.
8. Facturar os serviços prestados e os produtos cosméticos comercializados, efectuando os cálculos necessários e cobrando a despesa aos clientes.
9. Atender e resolver reclamações de clientes tendo em conta a necessidade de assegurar um bom clima relacional.
COMPETÊNCIAS
SABERES
1. Língua portuguesa.
2. Língua inglesa ou francesa (utilização de vocabulário técnico específico).
3. Legislação da actividade profissional.
4. Comunicação e relações interpessoais.
5. Ergonomia, segurança e higiene.
6. Gestão e aprovisionamento de produtos e equipamentos.
7. Noções de Marketing e vendas.
8. Noções de Anatomia e Fisiologia – estrutura e funções do braço, mão e unhas.
9. Noções de Anatomia e Fisiologia – estrutura e funções da perna, pé e unhas.
10. Noções de Dermocosmética – alterações e patologias da mão.
11. Noções de Dermocosmética - alterações e patologias do pé.
12. Tecnologia dos produtos de cosmética aplicados aos cuidados estéticos das mãos.
13. Tecnologia dos produtos de cosmética aplicados aos cuidados estéticos dos pés.
14. Tipologia e processos de embelezamento de unhas.
15. Cuidados estéticos da pele das mãos.
16. Cuidados estéticos da pele dos pés.
17. Princípios de funcionamento, utilização e conservação dos equipamentos e utensílios de manicura.
18. Princípios de funcionamento, utilização e conservação dos equipamentos e utensílios de pedicura.
19. Noções básicas de Facturação.
SABERES-FAZER
1. Identificar necessidades de reposição de produtos e utensílios e aplicar os procedimentos adequados à sua requisição.
2. Utilizar as técnicas e os produtos adequados a manter as condições de limpeza e de utilização dos equipamentos, utensílios e espaços, com respeito pelas normas de conservação e de higiene.
3. Adequar as condições ambientais e físicas do local de trabalho às características do serviço a prestar.
4. Caracterizar e reconhecer os diversos tipos e estados da pele e das unhas.
5. Caracterizar e reconhecer alterações e patologias da pele e das unhas com incidência nos cuidados estéticos das mãos.
6. Caracterizar e reconhecer alterações e patologias da pele e das unhas com incidência nos cuidados estéticos dos pés.
7. Identificar e caracterizar os processos e as técnicas de cuidados estéticos das mãos e seleccioná-los em função das características do cliente.
8. Identificar e caracterizar os processos e as técnicas de cuidados estéticos dos pés e seleccioná-los em função das características do cliente.
9. Identificar e seleccionar os equipamentos, os utensílios e os produtos de acordo com o tipo de cuidado estético a prestar.
10. Utilizar os equipamentos e os utensílios de manicura e aplicar os produtos específicos de acordo com o tipo de cuidado estético a prestar.
11. Utilizar os equipamentos e os utensílios de pedicura e aplicar os produtos específicos de acordo com o tipo de cuidado estético a prestar.
12. Aplicar os processos e as técnicas de embelezamento de unhas.
13. Aplicar os processos e as técnicas de cuidados estéticos da pele das mãos.
14. Aplicar os processos e as técnicas de cuidados estéticos da pele dos pés.
15. Aplicar as operações de cálculo numérico adequadas na determinação do montante da despesa a cobrar.
16. Utilizar técnicas de marketing e vendas dos serviços e produtos.
17. Exprimir-se oralmente de forma a facilitar a comunicação com os clientes.
SABERES-SER
1. Facilitar o relacionamento interpessoal com os clientes, com vista à criação de um clima de empatia.
2. Estimular os outros na adopção de cuidados estéticos específicos.
3. Decidir sobre as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações de clientes.
4. Organizar o posto de trabalho e interagir com os outros de forma a permitir responder às solicitações do serviço.
ACTIVIDADES E COMPETÊNCIAS ASSOCIADAS ÀS SAÍDAS PROFISSIONAIS
Manicura (M/F)
· Actividades: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9.
· Competências:
- Saberes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 12, 14, 15, 17 e 19.
- Saberes-Fazer: 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9, 10, 12, 13, 15, 16 e 17.
- Saberes-Ser: 1, 2, 3 e 4.
Pedicura (M/F)
· Actividades: 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8 e 9.
· Competências:
- Saberes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 11, 13, 14, 16, 18 e 19.
- Saberes-Fazer: 1, 2, 3, 4, 6, 8, 9, 11, 12, 14, 15, 16 e 17.
- Saberes-Ser: 1, 2, 3 e 4.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL - ÁREAS TEMÁTICAS
DOMÍNIO SÓCIO-CULTURAL
· Inglês ou Francês no contexto da actividade profissional
· Iniciação à informática na óptica do utilizador
· Desenvolvimento pessoal, profissional e social
· Legislação laboral e da actividade profissional
DOMÍNIO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO
Tronco Comum
· Ergonomia, segurança e higiene
· Gestão de produtos e equipamentos
· Técnicas de comunicação e de atendimento
· Técnicas de marketing e vendas
· Técnicas de embelezamento de unhas
· Técnicas de correcção e escultura de unhas e aplicação de unhas postiças
Tronco Específico - Manicura
· Anatomia e Fisiologia - estrutura e funções do braço, mão e unhas
· Dermocosmética - alterações e patologias da mão
· Cosmetologia aplicada a mãos e unhas
· Técnicas de cuidados estéticos da pele das mãos
Tronco Específico - Pedicura
· Anatomia e Fisiologia - estrutura e funções da perna, pé e unhas
· Dermocosmética - alterações e patologias do pé
· Cosmetologia aplicada a pés e unhas
· Técnicas de cuidados estéticos da pele dos pés
Obs. Os cursos de formação profissional nesta área devem integrar uma componente teórica e uma componente prática, a desenvolver em contexto de formação e em contexto real de trabalho.
NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO - 2
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